Simulado CPA 10 – Módulo 2 Seja bem-vindo ao simulado CPA-10 referente ao módulo 2. Bons estudos! 1. É uma obrigação das instituições participantes determinada pelos Princípios Gerais do Código de Distribuição da ANBIMA A) garantir a Marcação a Mercado (MaM) dos ativos. B) realizar auditorias nas empresas emissoras de valores mobiliários que distribua. C) garantir o retorno de produtos de investimento de renda fixa que distribua. D) identificar conflitos de interesse que possam afetar a imparcialidade da atividade de distribuição.2. É uma exigência mínima estabelecida pelo Código de Distribuição da ANBIMA para as instituições participantes A) manter uma área de compliance para reparar os danos resultantes das perdas financeiras dos clientes. B) adotar procedimentos formais denominados como conheça seu cliente, de modo a identificar operações incompatíveis com o patrimônio e/ou renda do investidor. C) contratar Agente Autônomo de Investimento (AAI) para a distribuição e mediação de valores mobiliários. D) ter uma política interna proibindo a equipe de distribuição de produtos de investimento de investir em derivativos.3. De acordo com o Código de Distribuição da ANBIMA, na elaboração de publicidade e divulgação de materiais técnicos dos produtos de investimento, as instituições participantes devem produzi-los com A) informações claras e necessárias para a tomada de decisão do cliente. B) linguagem técnica e formal. C) promessa ou garantia de resultados futuros. D) expectativas do administrador em que não existe uma base técnica.4. Para definir a SITUAÇÃO FINANCEIRA do investidor, como parte do processo de verificar o perfil do investidor, estabelecido no Código de Distribuição da ANBIMA, a instituição deverá obter informações do cliente sobre I. os tipos de produtos, serviços e operações com os quais o investidor tem familiaridade. II. o valor e os ativos que compõem o seu patrimônio. III. a necessidade futura de recursos declarada. Está correto o que se afirma em: A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III.5. O cadastro dos dados dos clientes das instituições financeiras A) deve reunir o maior número de informações, independentemente da atualização desse cadastro, para a prevenção de lavagem de dinheiro. B) deve estar completo e atualizado para auxiliar na verificação da capacidade financeira desses clientes com o objetivo de prevenir o crime de lavagem de dinheiro. C) pode ser atualizado pelos canais de atendimento telefônico, sem a necessidade da comprovação desses dados. D) pode ser atualizado, a qualquer momento, a critério dessas instituições6. O princípio conheça seu cliente (KYC) tem como objetivo A) manter os investidores atualizados sobre as características dos produtos bancários. B) reunir o maior número de informações para identificar possíveis clientes inadimplentes. C) alertar aos clientes situações em que possam vir a adquirir produtos inadequados ao perfil de risco. D) realizar o monitoramento contínuo das transações efetuadas pelos clientes para identificar aquelas que são consideradas suspeitas de acordo com o patrimônio e/ou a renda do investidor.7. Quanto ao registro das operações dos clientes, as instituições financeiras são obrigadas a mantê-lo integralmente, A) sem identificar esses clientes, pelo prazo mínimo de cinco anos. B) sem identificar esses clientes, pelo prazo mínimo de dez anos. C) identificando esses clientes, pelo prazo mínimo de cinco anos. D) identificando esses clientes, pelo prazo mínimo de dez anos.8. De acordo com as normas do BACEN e da CVM, considera-se um indício de crime de lavagem de dinheiro a realização de transações A) que tenham como uma das partes empresas de consultoria e/ou administradoras de bens. B) de valores superiores a R$ 10 milhões. C) nas quais não é possível identificar o beneficiário final. D) entre empresas de um mesmo grupo empresarial.9. As instituições financeiras têm a obrigação de comunicar a ocorrência de determinadas operações suspeitas de lavagem de dinheiro A) ao Ministério Público Federal. B) à Polícia Federal. C) ao Coaf. D) à Receita Federal10. Pelas normas do BACEN, a partir de 2018, as instituições financeiras devem comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) as operações ou propostas de operações de depósito em espécie, saque em espécie ou saque em espécie por meio de cartão pré-pago, de valor igual ou superior a A) R$ 100.000,00 B) R$ 250.000,00 C) R$ 500.000,00 D) R$ 50.000,0011. Quanto ao descumprimento das obrigações das medidas de prevenção à lavagem de dinheiro, os agentes sujeitos às penalidades administrativas são o diretor responsável pela implementação e pelo cumprimento dessas medidas A) e a instituição financeira, apenas. B) e os demais administradores da instituição financeira, apenas. C) a instituição financeira, e os demais administradores da instituição financeira. D) e o funcionário da instituição responsável pela conta, apenas.12. Ao praticar a lavagem de dinheiro, um indivíduo estará criminalmente sujeito A) à pena de inabilitação para o exercício do cargo de administrador das pessoas jurídicas. B) às penas de reclusão e multa. C) à pena de cassação ou suspensão da autorização para o exercício de atividade, operação ou funcionamento. D) à pena de reclusão, apenas.13. Um cliente procurou determinada instituição financeira para obter empréstimo pessoal. O funcionário dessa instituição informou ao cliente que I. poderá reduzir a taxa de juros no empréstimo pessoal, se ele contratar um seguro de proteção ao crédito, que lhe será oferecido por valor abaixo do habitual. II. poderá lhe conceder o empréstimo, desde que ele contrate um seguro de proteção ao crédito. Nesse caso, I e II representam, respectivamente, as práticas A) de venda casada e de venda casada. B) promocional e de venda casada. C) promocional e promocional. D) de venda casada e promocional.14. Para investidores idosos, são recomendáveis investimentos de A) baixo risco e baixa liquidez. B) baixo risco e alta liquidez. C) alto risco e alta liquidez. D) alto risco e baixa liquidez15. As regras de suitability determinadas pela CVM são aplicáveis às recomendações de produtos ou serviços que sejam realizadas por meio de A) contato pessoal, apenas. B) contato pessoal ou telefônico, apenas. C) contato pessoal ou comunicação escrita. D) contato pessoal ou quaisquer meios de comunicação.16. Para a compatibilidade da situação financeira do cliente pessoa física e da oferta de um produto de investimento, no processo de API, um profissional deverá verificar A) a profissão exercida pelo cliente. B) a finalidade do investimento. C) o valor e os ativos que compõem o patrimônio do cliente. D) a formação acadêmica e experiência profissional do cliente.17. Um gerente de uma instituição financeira NÃO poderá recomendar produtos ou serviços quando o cliente A) apresentar perfil classificado como conservador. B) apresentar perfil com informações desatualizadas. C) tiver idade igual ou inferior a 21 anos. D) tiver um horizonte de investimento de curto prazo.18. Em procedimentos e controles internos obrigatórios, determinados pelas regras de suitability, a instituição financeira é responsável por A) elaborar relatórios periódicos da verificação da Adequação do Perfil do Investidor (API), submetendo-os ao Banco Central. B) contar com uma área jurídica responsável pelo cumprimento das normas. C) ter um diretor estatutário responsável pelo cumprimento das normas. D) elaborar relatórios periódicos da verificação da Adequação do Perfil do Investidor (API), submetendo-os à auditoria externa.19. Um gerente de uma instituição financeira está dispensado do dever de verificar a adequação de produtos, serviços e operações ao perfil quando o cliente A) for pessoa natural com investimento financeiro superior a R$ 10.000.000,00 e atestar, por escrito, sua condição de investidor profissional. B) tiver sua carteira de valores mobiliários administrada por administrador autorizado pela CVM. C) for diretor de instituição financeira. D) for graduado em Direito, Economia e/ou Administração.20. Conforme as regras da CVM para a Análise do Perfil do Investidor (API), é permitido que um cliente realize uma primeira operação cuja recomendação lhe seja vedada, em função da ausência de preenchimento do API, desde que obtenha A) autorização expressa do diretor da instituição responsável pela observância das regras de suitability. B) autorização expressa da auditoria externa contratada pela instituição responsável pela observância das regras de suitability. C) declaração expressa do cliente e do cônjuge (quando casado) de que estão cientes da ausência de seu perfil. D) declaração expressa do cliente de que está ciente da ausência de seu perfil.