Escolha uma Página

Principais informações que você precisa saber para as certificações ANBIMA.

O Grupo Focar foi criado com o intuito de proporcionar a aprendizagem constante e o desenvolvimento de pessoas, organizações e instituições. Temos orgulho de já conseguir certificar mais de 10.000 alunos e, entre começo e conclusão dos cursos, sabemos que muitos deles ficam com dúvidas sobre as certificações. Por isso, trouxemos algumas informações e dados sobre as diferenças entre CPA-10, CPA-20 e CEA!

A ANBIMA.

Também conhecida como Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ou ANBIMA), é a instituição que mais fornece certificados para profissionais do mercado financeiro.

Mas, afinal, quais são as diferenças?  

A CPA-10 é um diferencial na hora de contratar novos colabores, pois além de passar credibilidade, esta certificação fornece diversos conhecimentos obrigatórios e exigidos pelo mercado financeiro para a comercialização de produtos de investimento. É indicada para profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente ao público. Não há pré-requisitos acadêmicos para a realização deste curso. A prova tem a duração de 2h00, com 50 questões, sendo que para aprovação, o candidato tem que acertar no mínimo 35 questões. O conteúdo do exame é conceitual, ou seja, não é cobrado cálculo.

Habilita profissionais para recomendar produtos de investimentos no segmento de varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais. Isto é um diferencial que as instituições financeiras enxergam quando fazem suas avaliações de contratação e promoção de seus colaboradores. Não há pré-requisitos acadêmicos para a realização deste curso. A prova tem a duração de 2h30, com 60 questões, sendo que para aprovação, o candidato tem que acertar no mínimo 42 questões. Este exame também é conceitual.

 

Este curso prepara profissionais que querem atuar como especialistas de investimentos, com foco específico na assessoria dos gerentes de contas de investidores de pessoa física. Pode prestar serviço de consultoria e planejamento financeiro. O melhor é que ao obter a CEA, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10 e CPA-20. Não há pré-requisitos acadêmicos e, cada prova tem a duração de 3h30, com 70 questões, sendo que para aprovação, o candidato tem que acertar no mínimo 49 questões. A prova é conceitual e prática, serão cobrados cálculos financeiros que devem ser feitos com a HP-12c.

*Fonte ANBIMA em Dezembro de 2017

 

Agora que você já sabe as diferenças, escolha qual curso se encaixa melhor em sua formação profissional e aumente suas chances de passar em uma Certificação Profissional ANBIMA. Faça como muitos alunos e venha estudar com a gente!

Não esqueça de deixar nos comentários qual foi seu escolhido, nos vemos em breve!